Quantidade de Páginas visitadas

Contos Angolanos
Alunos do 6º A receberam a visita de três jovens angolanas, Janette, Joaquina e Jaquelina, elas foram convidadas para falar um pouco sobre a sua cultura e também colaborar com o grupo de alunos que estão desenvolvendo um projeto sobre contos.
Para os angolanos a arte de contar contos é milenar, eventos do cotidiano se transformam em contos, sempre com uma moral no final de cada história, as princesas são jovens reais, que lutam e buscam um ideal, um sentido para suas vidas.
Os alunos do 6º A se deliciaram com a troca de experiência e com os maravilhosos contos.
Jogos Escolares da Juventude - Londrina 2014
A Aluna Rafaela do 9º ano, representando o Colégio Champagnat, conquistou a medalha de prata nos Jogos Escolares da Juventude - Etapa Nacional de 12 a 14 anos, realizados em Londrina no período de 04 a 13 de setembro de 2014.
Instalação e Sinalização de Extintores do Programa Brigada Escolar
O Colégio Champagnat dando continuidade ao Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola instalou diversos extintores pelo Colégio. Os equipamentos foram instalados em conformidade com as normas técnicas vigentes.
O próximo passo será a capacitação dos professores e funcionários para a correta utilização destes equipamentos em caso de necessidade, pois o objetivo do Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola é a proteção humana, mantendo a comunidade escolar segura em situações de risco, realizando treinamentos pautados em normas de segurança nacionais e internacionais, buscando fundamentalmente organizar a saída da população de maneira ordeira dos ambientes escolares, doutrinando a população para agir pro-ativamente em situações que envolvam ameaça de desastres.
Desfile dos Atletas do Projeto Taekwondo Champagnat
Taekwondo é uma arte marcial que deu origem a um esporte de combate que atualmente é difundida em todos os continentes e faz parte dos jogos olímpicos, portanto os alunos do Colégio Marcelino Champagna também estão tendo acesso a mais está modalidade esportiva através do Projeto de Taekwondo Champagnat em parceria com a academia Madureira.
Os atletas do Champagnat representarão o Colégio no desfile de sete de setembro acompanhados por outros atletas de outras instituições e também pelo professor do projeto, Voney Vidotti.
Vale ressaltar que o professor Volney em 31 de agosto deste ano na cidade de Vitória – ES tornou-se Campeão Brasileiro da categoria Máster Peso-pesado.
Palestra Segurança na Rede – Uso Correto e Seguro da Internet
Os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental vespertino tiveram a oportunidade nesta tarde (10/09/2014) de assistir a uma palestra com o advogado Fernando Peres, idealizador do Projeto “Segurança na Rede”. Esse projeto foi idealizado com o propósito de instruir e conscientizar os usuários da internet e das novas tecnologias sobre o seu uso correto, criando e proporcionando meios para que todos possam colaborar, principalmente compartilhando mensagens e imagens nas redes sociais com dicas e conselhos de segurança no uso da internet. Para mais informações sobre esse projeto acesse o site www.segurancanarede.com.br.
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014
Os alunos do período noturno e dos 6º anos vespertino tiveram a oportunidade de assistir um belo espetáculo de música executado pelo Duo Jacarandá musica para violão e viola, O Duo formado por Natanael Fonseca (Violão) e Jairo Chaves (Viola), produção geral e coordenação Irina Ratcheva. O Duo Jacarandá foi criado em abril de 2002 e privilegia autores brasileiros e sul-americanos.
Entrega das Cadeiras de Rodas - Projeto Lixo que não é Lixo
O projeto “Lixo que não é Lixo” está dando muito certo. Através deste projeto os alunos perceberam os danos ambientais provocados pelo lixo e a maneira errada na separação do lixo que deveria ser reciclado. Para que esse projeto não ficasse somente na discussão ambiental foi proposto algo que deixasse marcas em suas vidas, tal como a coleta de lacres das latas de alumínio e a importância de ajudar o próximo (os lacres foram vendidos para aquisição de uma cadeira de rodas para ser doada).
O que os participantes do projeto não imaginavam é que, na entrega da cadeira de rodas para a pessoa selecionada, a imprensa local estivesse presente. A matéria foi exibida em todo o Paraná, porém, o melhor ainda estava por vir, um empresário de Curitiba, após ver a matéria, decidiu doar as cadeiras de rodas que faltaram para as outras pessoas que haviam informado precisar.
Se o objetivo desse projeto desenvolvido pelos alunos, pelo professor Claudio de Geografia e com a participação de outros professores pretendia deixar marcas em suas vidas, com certeza o objetivo foi alcançando, pois deixou e está deixando marcas na vida de toda a comunidade escolar do Champagnat e também das famílias beneficiadas com esse projeto.
Apresentação da Banda na 11ª Noite de Cultura de Paz
A Banda Marcial Marcelino Champagnat participou da 11ª NOITE DE CULTURA DE PAZ, realizado no Espaço Igreja Nova Aliança, onde aconteceu a apresentação das escolas das redes municipal, estadual e particular de Londrina.
Foi mais uma bela apresentação dos alunos da banda acompanhados pelo maestro Gilberto Queiroz. Com um repertorio musical variado de Asa Branca a 9º Sinfonia – Beethoven e outros tantos clássicos o que não faltou foram elogios e aplausos pela magnífica performance.
A Banda do Colégio Champagnat se apresenta na entrega de locomotiva centenária ao Museu Histórico de Londrina.
A Banda do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, apresentou nesta quarta-feira (23/04/14) em evento no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, onde foi entregue para visitação a Locomotiva Baldwn Tenwheeler e Tender Abastecimento, importante meio de transporte, que trouxe os imigrantes pioneiros (investidores e trabalhadores) para as lavouras de Café, principal cultura econômica da Cidade em desenvolvimento. A locomotiva foi restaurada pela UEL-Universidade Estadual de Londrina e ASAM Associação dos Amigos do Museu através do PROMIC- Programa Municipal de Incentivo a Cultura. A Banda Marcial Marcelino Champagnat, ícone histórico/cultural da Cidade, participou do evento nesse dia festivo para a Cidade de Londrina. A Banda conta com a Lei de Incentivo a Cultura; patrocínio da SANEPAR; apoio cultural: SEEC Secretaria de Estado da Cultura, através da Conta Cultura Paraná; P. B. LOPES SCANIA; Realização APMF- Colégio Estadual Marcelino Champagnat; Governo Federal. Seja um empreendedor cultural, patrocine a Banda Marcial Marcelino Champagnat. Empresas de lucro real, podem destinar 4% do imposto de renda devido, e pessoas físicas 6%. A doação também pode ser feita diretamente ao projeto, custeando professores e aquisição de instrumentos musicais. Participam do projeto crianças e jovens de 8 a 17 anos de todas as escolas públicas, particulares e entidades de apoio a menores. Conheça nosso trabalho, faça uma visita aos ensaios da Banda. Informações Secretaria do Colégio (43) 3323 9332 Cel (43) 96422967.
Mídia – O que a propaganda está tentando lhe vender?
No dia 08 de Abril de 2014 o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, promoveu um evento sobre Mídia – O que a propaganda está tentando lhe vender? Para os alunos do 3º MA, MB, MC, MD, ME, MF e 1º MA, 1º MB do período matutino. A palestra foi realizada no anfiteatro do Colégio com a presença do professor palestrante: Átila Tomio Kido Carrasco. O objetivo da palestra foi proporcionar ferramentas para uma reflexão sobre a influência da propaganda na atualidade, bem como, apresentar as técnicas aplicadas na construção da propaganda e suas finalidades. Deste modo, buscou-se destacar a relevância do estudo de um público consumista para o desenvolvimento da própria publicidade, pois, o foco da palestra foi proporcionar ao telespectador motivos para problematizar o que realmente a propaganda está tentando lhe vender: o produto ou conceito? Paralelo a isto, o evento tentou despertar outra dúvida: as definições que a propaganda trabalha são possíveis de serem consumidos na compra do produto? Pois a mídia passa a ideia de que o consumidor está comprando felicidade, vida prazerosa, aventura entre outros conceitos, ou seja, estão vendendo qualquer outra coisa que não é o produto em si. O evento foi uma iniciativa dos professores: Renata Peruzzo da disciplina de Filosofia e João Pereira Campos da disciplina de História e contou com o apoio: Equipe Pedagógica Beatriz Euzébio Gonzáles de Libos e Caroline Prestes Fernandes, Tony; dos Diretores: Claudecir Almeida da Silva e Márcia Aparecida Riedlinger de Oliveira e da Equipe Técnica: Sonia Yurika Fujita Nakanishi e Claudiney Silva.
Lixo que não Lixo
Hoje percebemos que o consumismo desenfreado, traz consequências desastrosas para a nossa sociedade, na maioria das vezes compramos pelo simples fato de ter. Este consumismo exagerado acarreta em danos irreversíveis ao meio ambiente, como vemos nos constantes noticiários da mídia ou quando observamos a nossa cidade, abarrotada de lixo.
Além disso, sabemos que em nossa sociedade capitalista e consumista temos uma desigualdade econômica exacerbada e infelizmente o individualismo faz parte deste processo.
Buscando discutir, com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio do Colégio Marcelino Champagnat, os efeitos do consumismo impensado e semear atos de solidariedade, surgiu o projeto “o Lixo que não é lixo”.
O princípio de uma prática ambiental e de solidariedade são valores que devem ser são construídos no ambiente escolar e têm que ir além do simples fato de uma compra ambientalmente correta ou de ajuda financeiras, doações de brinquedos, etc. Esta tem que possibilitar mudanças de atitudes frente ao meio ambiente e a sociedade de maneira geral.

Etapas: ensino fundamental
- Aulas expositivas sobre o consumismo e a produção de lixo;
- Pesquisa sobre lixo e reciclagem;
- Os alunos visitaram o CTR (Centro de Tratamento de Resíduos de Londrina), localizados no distrito de Maravilha;
Perceberam os danos ambientais provocados pelo lixo em nossa cidade e a maneira errada dos moradores de Londrina na separação do lixo, que deveria ser reciclado.
- Durante o intervalo os alunos fizeram uma coleta do lixo produzido durante o intervalo pela comunidade escolar e posteriormente confeccionaram um painel com este lixo, classificando conforme o tempo de decomposição;
- De material que foram visualizados no pátio e na CTR eles criaram materiais (como brinquedos, utensílios, etc) e colocaram em exposição;
Para que o projeto não ficasse somente na discussão ambiental propusemos algo que deixasse uma marca na vida dos alunos.
- Coleta de lacres da latas de alumínio;
- Foi trabalhado com os alunos a importância de ajudar o próximo e como isso faz diferença em nossa vida.
O envolvimento dos alunos foi contagiante e os resultados são surpreendentes.
- Vemos relatos de alunos da participação dos pais, que vão pedir lacres em lanchonetes e locais de reciclagem. Alunos, pais e professores que fizeram campanhas em outras escolas, igrejas e ou estabelecimentos comerciais.
Além das campanhas externas, as salas envolvidas foram pedir ajudar a professores, funcionários e outros alunos, e o que vimos foi uma participação muito significativa de toda a comunidade escolar.
- A próxima etapa será a venda dos lacres para aquisição da cadeira e posterior doação ( temos duas propostas o Hospital do Câncer ou um morador do União da Vitória, que possui necessidades especiais);
- No 3º bimestre teremos intervenção nas salas de aula e implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio colégio.
- Este projeto vai continuar até o final do ano.

Etapas: ensino médio
Os alunos do ensino médio também estão arrecadando lacres, além disso também coletam óleo e posteriormente farão sabão, na disciplina de Química (que será usado na escola e para doação).
Alunos do Champagnat participam de projeto de robótica educacional.
Aulas de robótica, música e atividades esportivas de vôlei, basquete e handball. Essa é a rotina da aluna Ana Carolina Alves Valoto, 10 anos, 6° ano, todas as manhãs no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina, na região Norte do Estado. Ana e outros 29 alunos participam do programa Mais Educação, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) que oferece atividades educacionais no contraturno escolar para alunos das séries iniciais. A novidade nessa terça-feira (18) foi a primeira atividade prática de robótica no laboratório de Ciências. “Foi bem diferente das aulas que temos todo dia. A professora explicou como as placas conduzem a energia para fazer o robô funcionar”, contou a Ana. O aluno Amon-Rá Sergio Sena Flário, 11 anos, também aprovou a novidade. “Foi muito divertida a aula, nós aprendemos a mexer com transmissão de energia. A professora explicou como funcionam os condutores para depois nós construirmos o nosso próprio robô”, disse. As aulas de robótica contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivam a criatividade dos alunos. Depois de aprenderem os primeiros passos em sala de aula sobre placas eletrônicas, circuitos elétricos, motores, engrenagem, cada estudante vai construir seu próprio robô com material reciclado. O objetivo é incentivar a conscientização da preservação do meio ambiente e o hábito da reciclagem nos alunos. HISTÓRIA – Desde o início do ano letivo os alunos que permanecem na escola no contraturno escolar ganharam uma nova atividade com o projeto “Conhecendo o Paraná”. Durante a aula os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a geografia da região onde vivem e também de todo estado. No final do ano os alunos farão visitas pedagógicas em museus e regiões tradicionais do estado. “Nós temos pouco material sobre a história e geografia do Paraná, com essa atividade os alunos terão a oportunidade de conhecer na teoria e na prática a história e as regiões do nosso estado. Quando eles chegarem ao ensino médio eles vão conhecer bem a história e geografia do estado”, Claudecir Almeida da Silva. Os alunos participam ainda de aulas de música com flauta barroca, percussão e orquestra na banda marcial do colégio. Também são desenvolvidas atividades esportivas de vôlei, basquete e handball. Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5208
Colégio Champagnat é campeão dos jogos escolares fase municipal 2014.
O Colégio Estadual Marcelino Champagnat, é campeão dos jogos escolares, fase municipal 2014, encerrando a participação com a final do vôlei masculino categoria A, vencendo o colégio IEEL por 2x0. O Colégio participou e foi campeão com as equipes de Voleibol Masculino e Feminino na categoria A, Basquetebol categoria A, Futsal Feminino categoria A. Já a equipe de voleibol feminino categoria B, ficou com o vice campeonato. A comunidade Champagnat parabeniza os jovens atletas por mais essa conquista, pela classificação para a fase regional a ser realizada na cidade de Ibiporã - PR e o excelente trabalho realizado pelos professores: Ronivaldo (fumaça), Roosevelt (gringo), Jane e Tiago. O Diretor Claudecir Almeida estende os parabéns a todos da comunidade escolar pelo empenho em defender os princípios do esporte e promover o colégio como centro de formação esportiva, reconhecido na cidade e no Paraná.
Proyeto Arte Viva 2013 - EN CELEM LOS ALUMNOS BRILLAN
El Arte Viva consiste en la recreación a través de la escenificación teatral de algunas obras de arte existentes a lo largo de nuestra historia, realizado por los alumnos del 3er año vespertino, con objetivo de acercarse y abarcarse de la producción de la obra de arte de forma lúdica y creativa, además demostrar que el arte también puede ser la mezcla de varios lenguajes en una única producción artística.
En la construcción de estos trabajos los alumnos pueden percibir que el arte y las actividades artísticas están además del ocio y diversión deben ser consideradas de forma seria y comprometida, pues contribuyen para el desarrollo de algunos conocimientos que expanden la capacidad de decir más sobre el universo personal del alumno y sobre el mundo.
El trabajo fue realizado en equipos por los alumnos, ellos eligieron una obra de arte de un período previamente establecido en el aula, realizaron una investigación sobre hechos históricos que ocurrieron durante la creación de la obra y presentarom uma escenificación teatral de la imagen eligida. Fueron hechos registros fotográficos y tomadas de vídeos, buscando encontrar el ángulo más próximo en relación a la obra elegida.

Professores: Paula , Edmara de las asignaturas de Arte, Edna, Sarita y João de la asignatura de Historia, Viviani y equipo de PIBID/UEL de Español.

Imagen: “El camión” de Frida Kahlo disponible en:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=webhp&tbm=isch&source=hp& Accedido el 05/09/2013

Imagen: “La vendimia” de Francisco de Goya disponible en:
https://www.google.com.br/search?q=la+vendimia+francisco+de+goya&tbm=isch&tbo=u&sou Accedido el 05/09/2013.


Por Viviani em 05/09/2013
Projeto Fotografia e Haicai
   


Do dia 24 a 30 de junho os alunos do Colégio expuseram suas produções fotográficas e poéticas no Shopping Com Tour. Este projeto envolveu as disciplinas de arte e Língua Portuguesa e os alunos do Ensino Médio do período noturno e matutino.

O trabalho extrapolou o espaço da sala de aula de maneira criativa explorando a fotografia, linguagem contemporânea, que faz parte di universo dos alunos. A prática do haicai estimulou a leitura, cognição e interpretação.

Articular a poesia com a fotografia revelou olhares profundos frente ao cotidiano e abriu inúmeras possibilidades educativas.



Por champweb em 01/07/2013



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito